Religião e Espiritualidade

Atualizado: 26 de Jun de 2019


>>> O que é Religião?


Religião deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Na prática, é um conjunto de crenças, rituais e códigos morais que tem por finalidade se comunicar ou, pelo menos, seguir a doutrina que é considerada a correta por Deus ou pelos Deuses.

Como os homens não pensam igual, há muitas crenças diferentes. Cada religião tem a sua explicação para a origem do Universo, o surgimento do Homem, o destino do Homem após a morte física...


Mas como os homens sabem sobre isso? Qual a origem de uma crença/religião? Se estudarmos as religiões vamos ver que, praticamente todas, nascem de um acontecimento em que o próprio Deus, ou os Deuses no caso de religiões politeístas, entram em contato com um homem simples, aquele que era o predestinado para receber as revelações, esses contatos variam em visões, em palavras ao pé do ouvido, ou telepatia (conversa mental).


Daí, ao longo dos tempos, nasceram as religiões, criadas pelos homens, com esses encontros com o divino como origem. A religião não tem apenas influência individual, ela acaba tendo muita influência social. A igreja, o povo escolhido (o povo judeu), o partido comunista, os vários segmentos dentro do Islamismo, são exemplos de crenças/doutrinas que exigem não só uma fé individual, mas também a adesão a esse grupo social derivado dessa crença.


>>> O que é Espiritualidade?


Podemos dizer que a Espiritualidade é muito mais filosófica do que qualquer outra coisa, é a busca do significado da vida com uma visão além do que podemos tocar, além do mundo físico. É a busca do nosso lugar no mundo e no universo, é a crença de que há um significado maior para estarmos aqui e agora falando sobre isso, é acreditar que algo divino, misterioso e além de nossa compreensão existe por aí em algum lugar, ou está por aí em todos os lugares, em todos os seres vivos e em todas as coisas.


Espiritualidade é olhar a natureza, uma paisagem, uma árvore, um animal, o céu estrelado, mas não com os olhos, é olhar com concentração e com todas as células de seu corpo, e se sentir conectado a tudo, como se uma energia nos ligasse, algo puro, universal, além da compreensão. A essa energia damos nome de “alma”, ou de “espírito”, daí a palavra “espiritualidade”.





>>> Concluindo: Religião e Espiritualidade


A espiritualidade não está necessariamente ligada à religião, pois religião, como vimos, se refere às práticas ligadas a uma doutrina, já a espiritualidade, transcende isso, é a expansão de nosso ser por meio do conhecimento da essência do Universo, seja por meio da religiosidade, ou não.

 

>>> Dica do Autor


Se você possui uma religião que você se identifica, e ela faz bem para você, lhe torna uma pessoa melhor, lhe faz enxergar além do mundo físico, ótimo, continue com ela, pois isso está sendo bom para você.


Mas, lembre-se, aquelas pessoas que são de outra religião também são seus irmãos, elas apenas usam outros meios para chegar ao mesmo fim, no final, religiões são apenas isso, meios, formas de se alcançar o mesmo fim, que é a nossa conexão com o espírito universal, essa energia que permeia todo o universo, e que está ligada com a nossa origem.


Gostou? Quer receber conteúdo especial gratuito sobre Desenvolvimento Pessoal?

Então, clique aqui e cadastre-se nas trilhas especiais de aprendizado de PenseGrande.net!


Edson Luiz Pocahi

Fonte: http://ignotus.com.br/profiles/blogs/religiao-e-espiritualidade

0 visualização
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Pinterest
  • Instagram

© 2018 by PenseGrande.net           Fone/Whatsapp: (54) 98447 4494

0