O que é, como fazer e quando utilizar o 5w2h

Atualizado: 7 de Mai de 2019


5w2h: o que é


Essa ferramenta corresponde a um checklist de ações que envolvem um projeto, é como se fosse um “esqueleto” de um Plano de Ação. Essa sigla se origina das iniciais (em inglês), dos sete pontos essenciais em qualquer projeto ou tarefa. São 5 pontos que começam com a letra “w” e 2 pontos que iniciam com a letra “h”, por isso “5w2h”:


What (o que precisa ser feito)

Why (por que deve ser feito)

Where (onde será feito)

When (quando)

Who (quem irá fazer)

How (como será feito)

How much (quanto irá custar)


A ferramenta é simples, são sete respostas detalhadas para sete perguntas, por isso é usado no mundo todo, porque é fácil, mas também, porque é eficaz, pois engloba todos os pontos fundamentais de uma tarefa. Então, se é excelente e fácil, vamos aprender de uma vez como fazer o tal do 5w2h?


5w2h: como fazer


Faça uma tabela, isso organiza as informações. É muito simples fazer a análise 5w2h, em uma coluna coloque os sete pontos que explicamos acima, e na segunda coluna, coloque as respostas de cada item.


Tenha em mente o problema a ser resolvido, o projeto a ser executado, e daí parta para responder os sete pontos de maneira mais detalhada, fiel, realista, possível, isso que é o importante!


Feito isso, você terá todo o plano de ação pronto para ser executado, isso poupará tempo na execução ao mesmo tempo que deixa todo o processo transparente, cada um saberá o seu papel na tarefa. Ainda com dúvidas? Veja o exemplo abaixo:



What (o que precisa ser feito): Criar um departamento de pós-venda e atendimento aos clientes.


Why (por que deve ser feito): Dar suporte aos clientes, melhorando a imagem da empresa e a percepção de qualidade, de valor, do produto. Além de melhorar os índices de satisfação dos clientes, o que facilitará a fidelização dos mesmos.


Where (onde será feito): Em uma sala no escritório da sede da empresa.


When (quando): Mês que vem. Primeira quinzena: treinamento aos funcionários sobre pós-venda e resolução de problemas e atendimento, além de criar a estrutura física na sala e instalação dos equipamentos. Segunda quinzena: transferência dos funcionários para a sala, ativação dos softwares e linha telefônica para atendimento.


Who (quem irá fazer): Infraestrutura/Instalação dos equipamentos: Empresa terceirizada XYZ Manutenções. Funcionários do novo setor: Fulano e Ciclano. Responsável pelo treinamento: Beltrano.


How (como será feito): Detalhar as etapas conforme o planejamento.


How much (quanto irá custar): Quanto vai custar os investimentos com reforma e equipamentos, o valor do treinamento, quanto será as despesas mensais com softwares, telefones, quantos funcionários serão necessários para suprir a demanda do novo setor, quais os impactos de pessoal nos setores que perderão colaboradores, qual o investimento necessário para avisar a novidade aos clientes (mala direta, email, pessoalmente, por telefone, etc).


5w2h: quando utilizar


Sempre que você precisar realizar alguma ação, um novo projeto, seja um produto novo, um processo novo, como chegar em um mercado novo, uma reorganização na sua empresa, uma modernização dos cargos e salários, como reduzir custos, como aumentar as vendas, como crescer 20% no próximo ano, enfim, em todas as ocasiões, inclusive na sua vida pessoal, sempre que você precisar criar uma estrutura para algo, que seja fora da rotina, onde você precisa reunir recursos financeiros ou de mão de obra, onde você precisar planejar e executar, o uso da análise 5w2h será sempre muito bem-vinda, graças a sua praticidade, transparência e eficácia!


Edson Luiz Pocahi



0 visualização
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Pinterest
  • Instagram

© 2018 by PenseGrande.net           Fone/Whatsapp: (54) 98447 4494

0