Marketing: Estratégias Certeiras para Pequenas Empresas


As pequenas empresas possuem poucos recursos se comparadas com as multinacionais para investirem em marketing. É uma limitação, porém, não é uma incapacidade, não mais! As pequenas empresas agora possuem muito mais chances de serem vistas, o mundo digital onde estamos imersos hoje, não liga para tradição, quer novidade, não suporta mais anúncios que estimulam consumismo, querem conteúdo relevante. Esse é o momento das startups! Empresas pequenas! Mas, com inovação, criatividade e sonhos grandes!


Inspirações, sonhos, novas sensações, experiências fora do comum, irreverência, imersão, felicidade. Dê isso às pessoas, não importa o tamanho de sua empresa, seja solução para as pessoas transformarem-se, irem além. Com o Marketing você pode passar essa imagem de sua empresa às pessoas, e mais do que isso, ser instrumento para a conexão das pessoas com a sua empresa, esse é o intuito, assim começa o planejamento, o começo de tudo...


Planejamento: Elaborar um plano de marketing é essencial para que se tenha muito claro, o objetivo maior da empresa (fazer a conexão), assim como, os diversos passos, as diversas atividades que farão essa conexão acontecer (o que será feito para se alcançar a conexão com a alma das pessoas). Nada é imutável, uma vez o plano feito, vá pegando feedback das pessoas, vá acompanhando e ajustando se necessário.


Seja digital: Nós já falamos do mundo digital, esse mundo onde as pequenas empresas podem com criatividade, serem relevantes para a sociedade, e assim, com chances reais de brigar pela atenção das pessoas com grandes empresas. Finque pé nas redes sociais, mas tenha a sua casa bem arrumada (o seu site). Lembra da conexão que falamos agorinha? Só com relacionamento, com bom conteúdo, enfim, só com uma boa conversa a gente se entende e ganha confiança, no mundo digital também é assim, esteja presente.


Marca forte: Com o tempo, sendo relevante e se relacionando, naturalmente ganha-se reputação e, como consequência, uma marca forte. Ano após ano, trabalhando, atendendo bem, fidelizando, mostrando-se de forma correta, ouvindo e aprendendo, você e seu negócio, vão construindo essa conexão, que é abstrata, está na mente das pessoas, não pode-se pegar, mas é forte como aço ao mesmo tempo que é frágil como uma pena, basta uma decepção de caráter, de imagem, para por tudo a perder.


Erros acontecem na vida, e nos negócios, mas nunca devemos perder aquilo que construímos com tanto afinco, que é a nossa real intenção de ser relevante à sociedade, os sonhos não podem ser podados por escorregadas de imagem, por atitudes que vão contra aquilo que é mais sagrado, o ser humano.


Diferencial Competitivo: Além da imagem, da conexão, da mensagem da empresa estar bem entendida pelo seu público alvo, possuir um diferencial, aquilo que a sua empresa é espetacular, onde as pessoas lembram da sua empresa automaticamente quando essa necessidade surgir, é essencial. Essa é uma estratégia que precisa estar inclusa no plano de marketing, defina o seu diferencial competitivo, seja melhor que todas as empresas nisso, e deixe isso muito claro para todos. O que a sua empresa faz que as outras empresas não fazem e isso a deixa em uma vantagem competitiva real?


Criatividade: Seja criativo, tenha pessoas criativas no seu time de marketing, na sua empresa toda. Nunca se falou tanto em inovação, é mais do que marketing, inovação é como TI, precisa estar em todas as áreas das empresas do novo milênio. O marketing é cada vez mais digital e criativo, faça experiências com novas formas de comunicação e de relacionamento, não tenha medo de ir por caminhos nunca antes explorados, seja pioneiro, aprenda com cada experiência e pegue feedback do seu público, é uma via dupla, cada vez mais negócios colaborativos estão surgindo a partir desta iniciativa de escutar e de se relacionar com as pessoas. É assim que ocorre a conexão.


Acho que as principais estratégias e objetivos de marketing estão aí. Como colocar tudo isso em prática? No Plano de Marketing! É no Plano de Marketing que deve ser colocado “no papel”, registrado os objetivos. É primordial tirar do plano das ideias, ao passar para um documento que pode ser revisto, acompanhado, traduzido em planos menores e metas, será muito mais fácil e prático transformar isso em realidade.


E claro, pense grande! Nunca deixe ninguém abafar o seu entusiasmo e motivação. Nunca desista dos seus sonhos, a maioria dos grandes gênios da humanidade foram ridicularizados no início de suas vidas, mas eles não desistiram das suas ideias e dos seus sonhos! Você pode chegar lá! Eu acredito em você!


Edson Luiz Pocahi

0 visualização
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Pinterest
  • Instagram

© 2018 by PenseGrande.net           Fone/Whatsapp: (54) 98447 4494

0