Eu e os relacionamentos


Você já se deu conta que vivemos uma vida baseada em relacionamentos? Os relacionamentos, que podem ser de âmbito familiar, profissional ou afetivo, têm uma função: são instrumentos de aprendizado. Com eles, fizemos trocas de conhecimentos e de sentimentos. Aprendizado mútuo. Aprendemos uns com os outros, e ganhamos oportunidades de autoconhecimento.


Mas, quando pensamos em relações, geralmente, o que primeiro vem a nossa mente? O outro. Vou me relacionar com quem? Nosso olhar se volta para a outra pessoa. Entretanto, não podemos pensar na relação com o outro antes de olharmos para nós mesmos. Pois a qualidade da relação estará muito ligada com a relação que possuímos conosco.


Para refletir: como ser feliz com as outras pessoas, se não sou feliz comigo mesmo? Aceitar quem somos, aceitar nossos defeitos, tentar melhorar a nós próprios, são pontos de partida para qualquer bom relacionamento.


Vamos fazer uma reflexão, em um relacionamento, você tem esses pensamentos:


“Quero alguém que me valorize e me reconheça”;

“Quero alguém disponível emocionalmente para mim”;

“Quero alguém que me dê o que eu mereço”;

“Quero alguém que me aceite e me ame do jeito que eu sou”.


Então, para começar, você se valoriza? É você que precisa se valorizar, saber aquilo que é importante para você, saber onde dói, onde está o limite, entender aquilo que é importante para você.


Eu presto atenção nos meus próprios sentimentos e pensamentos? Eu me ouço? Como cobrar do outro aquilo que você não faz para você? Você se dá o que você merece? Você é capaz de ser justo e generoso com você? Você se perdoa? Você deixa para trás aquilo que te prejudica? Ou não tem coragem e atitude para tal? Você se ama exatamente como você é? Suas virtudes e defeitos? Ama o ser completo e imperfeito que você é?


Não há como cobrar do outro isso se você mesmo não se ama do jeito que você é! O que queremos do outro, devemos ser capazes de fazer por nós, antes.


Nunca é tarde para começar a mudança interna. Que tal prestar mais atenção naquilo que seu coração tenta lhe falar? Que tal se valorizar mais, aprender mais sobre si mesmo e sobre o outro. Lembre-se, relacionamento é troca. Simplesmente comece.


Quando você está bem consigo mesmo, essa confiança e plenitude reflete na sua aura, e de alguma forma, essa energia é sentida pelas outras pessoas.


Quer aprofundar-se nos conhecimentos acerca de Relacionamentos? Inscreva-se aqui e receba conteúdos exclusivos sobre Relacionamentos agora mesmo!


Edson Luiz Pocahi

3 visualizações
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Pinterest
  • Instagram

© 2018 by PenseGrande.net           Fone/Whatsapp: (54) 98447 4494

0