Aumente as Vendas Prospectando Novos Clientes


Está precisando achar novos clientes para o seu negócio? Não saia atirando para todos os lados sem planejamento! Para prospectar novos clientes, em primeiro lugar será necessário definir um perfil de pessoas ou empresas que possam identificar no seu produto algum valor ou alguma maneira de resolver um problema que elas têm. Você precisa ser solução para elas.


Vamos ver com calma como prospectar novos clientes de uma maneira organizada e planejada para não jogar dinheiro fora com quem não é o seu foco:


1 – Estude muito bem os seus produtos/serviços

Claro que você conhece os seus produtos, mas o diferencial aqui é revisar tudo, ver os detalhes, você verá que sempre alguma coisa passa despercebida, isso acabará trazendo novas formas de olhar o produto/serviço, criando novos argumentos de venda.


Portanto, vá fundo, releia com atenção todos os materiais de apoio a vendas, os folders, as apresentações, revisite o site, assista a vídeos e até manuais de treinamento. Após essa reciclagem, refaça o seu material pessoal de vendas, crie novas apresentações, ligue as soluções da sua empresa com o seu público de uma maneira diferente e inovadora, crie conexões emocionais com aquilo que o seu público busca.


2 – Estude o seu mercado

Não há como prospectar novos clientes sem saber o que passa em suas cabeças. Em outras palavras, é preciso compreender a situação atual do mercado em que atuam, e desta forma, prever movimentos e entender anseios e problemas a serem solucionados.


Acontece muitas vezes de você estar focado nas suas vendas, nos seus produtos foco, na sua necessidade de vender, e esquece de olhar aquilo que o cliente necessita. Acontece muitas vezes de o cliente não precisar daquele produto naquele momento, e se você não se der conta disso, acabará deixando passar oportunidades de vender outros produtos que você tem a oferecer.


Tenha uma visão cliente, e não uma visão produto. O cliente não está interessado no seu produto, ele está interessando em soluções para o seu problema. Por isso é importante estudar o mercado e conhecer o seu público, e claro, saber exatamente como o seu produto se torna solução no momento atual do mercado.


3 – Conheça o seu cliente ideal

Se você conhece bem o seu produto, sabe como e em que situações ele se torna solução. Se você conhece bem o seu mercado, acaba conhecendo o seu público de maneira geral. Agora, chega a hora de traçar o perfil ideal de cliente para a sua empresa.


Quais as pessoas/empresas que mais precisam dos seus produtos, e quais destas mais lhe interessam. Aqui vale criar uma lista de características que são comuns a seus clientes ideais, como porte, localização, faturamento/renda, ramo de negócio ou quaisquer outros detalhes e atributos que possam ser agrupados e bem definidos.


Com esse perfil definido, você procurará, na medida do possível, sempre prospectar clientes novos semelhantes a ele.


4 – Depois do planejamento, chega a hora da ação

Direto ao ponto, veja abaixo algumas dicas para prospectar clientes novos com mais chances de sucesso:


- O poder da lista qualificada: é muito comum hoje na internet atual as empresas utilizarem o marketing de conteúdo e iscas digitais para prospectar clientes. Mas, antes de ligar ou enviar e-mail apressadamente, tente buscar mais dados sobre essas pessoas (em mídias sociais, por exemplo) e selecione aquelas mais promissoras para colocar em sua lista de clientes a prospectar. Qualidade é mais importante que quantidade!


- Mesmo sem uma lista dessas nas mãos, as mídias sociais também te ajudam a achar pessoas e mesmo empresas (LinkedIn, por exemplo) com o perfil ideal que você definiu.


- Peça indicações aos seus clientes atuais, ou então, pergunte para eles quem eles consideram seus concorrentes diretos.


- Busque dados de clientes antigos e busque saber quem pode retornar a fazer negócios com você.


- Esteja frequentemente em eventos, feiras e palestras que interessam ao seu cliente ideal que você definiu.


- Mantenha contato com funcionários e ex-funcionários de empresas clientes. É comum que um funcionário troque de empresa e acabe trabalhando em uma empresa similar àquela. Procure por esses contatos em mídias sociais ou por networking, isso pode acabar gerando uma nova venda!


- Entidades de classe do ramo de seus clientes costumam ter listas de associados, está aí uma lista pronta para prospectar novos clientes!


5 – Faça um plano e trace suas metas.

Você está com o discurso afiado, conhecimento do mercado atualizado, com o perfil ideal de cliente traçado e com lista de clientes potenciais, então, agora é hora de fechar vendas!

Defina números e metas que quer atingir ao prospectar novos clientes e trace um plano de ação.


Defina quais produtos e serviços serão oferecidos, lembre-se, clientes querem soluções e não produtos!


Defina também como serão as abordagens, como chamar a atenção, faça uma reunião com o pessoal do marketing, a sinergia tem que existir em toda a empresa. Separe materiais de apoio com a comunicação correta, que fala a língua do seu cliente idealizado.


Edson Luiz Pocahi

4 visualizações
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Pinterest
  • Instagram

© 2018 by PenseGrande.net           Fone/Whatsapp: (54) 98447 4494

0