© 2018 by PenseGrande.net      CNPJ: 26.976.275/0001-59      Fone/Whatsapp: (54) 98447 4494

  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Pinterest
  • Instagram

A sua família é saudável?


Como anda a saúde da sua família? Para responder isso, é necessário olhar para os hábitos familiares, principalmente dos familiares próximos, pois as crianças copiam o que os pais e avós fazem.


Alguns pesquisadores dizem que estamos vivendo na era dos excessos. Como você pode imaginar, é muito fácil se perder hoje em dia, perder o controle da alimentação, do tempo, da rotina. É a era do excesso de oferta de alimentos, do excesso de sabores, do excesso de guloseimas, do excesso de açúcar, do excesso de conforto, do excesso de informação, do excesso de expectativas, do excesso de trabalho, do excesso de novas tecnologias e invenções, do excesso de produtos no mercado, do excesso de propagandas, do excesso de prazeres.


Como ser equilibrado nesse mundo de excessos? Como ser saudável? Como manter sua família saudável no mundo dos produtos industrializados?


>>> Sabedoria


Desapegue. A saúde da família não tem a ver com quantidade, e sim com qualidade. Não há necessidade de possuir tantos bens. Não há necessidade de experimentar todas as novidades. Não há motivos para cair na tentação das guloseimas. Tudo é prazer momentâneo. Desapegue do prazer vazio e momentâneo. Apegue-se à natureza! Apegue-se ao amor próprio! Ao amor ao seu corpo! Consuma o necessário para viver, de forma saudável, com alimentos naturais como frutas, legumes e hortaliças. Aprenda novas receitas. Há numerosas receitas de pratos saudáveis, pesquise na internet, você vai encontrar ótimas dicas. Coma para viver, não viva para comer.

]

>>> Famílias saudáveis praticam esportes!


A saúde da família passa pela atividade física também. Há quem ache chato puxar ferro, caminhar, correr. Mas que tal, fazer trilha em bosques? Que tal, andar de bicicleta em família? Jogar futebol? Vôlei? Skate? Surf? O que você e sua família curtem? Qual esporte é o ideal para vocês? Se não há nenhum em particular, aprenda um esporte novo. Que tal você e seus filhos aprenderem a jogar tênis?


Além de se exercitar, o esporte ensina humildade, a saber perder, a ter paciência, a saber conviver com outras pessoas... A realização de exercícios físicos controlará o peso dos membros da família, aumentará a autoestima familiar, melhorará os níveis de energia e saúde, diminuindo chances de se ter doenças cardiovasculares e respiratórias, e melhorará a qualidade do sono.


O sono é importantíssimo na vida, principalmente nas crianças, pois elas ainda estão com o corpo em crescimento. Enquanto dormimos, ocorrem muitos processos metabólicos, através dos quais o corpo se recupera e se desenvolve a nível celular.


>>> Família saudável é alimentação saudável


Crie hábitos saudáveis quanto a alimentação. Os pais são os primeiros a tomar a iniciativa. Como fazer? Dando o exemplo. Substituindo os lanches com pães e bolachas por frutas. Aumentando a quantidade de saladas no almoço. É importante o alimento estar disponível, e as frituras e outros alimentos com muito sal e açúcar, devem ser retirados aos poucos de cena.


Deve-se controlar o consumo de todos os alimentos industriais cheios de açúcar e conservantes, porém, não é aconselhável também proibir tudo, é preciso bom senso para não se criar um problema psicológico para o futuro.


O importante é a criança saber que, o que é saudável e natural é bom, e é a regra para uma boa alimentação, e o que é apenas gostoso, mas prejudicial à saúde, é exceção, e vilão do nosso corpo, portanto, é necessário saborear sem culpa, mas com cautela e atenção.


Dar o primeiro passo para uma vida familiar mais saudável não é difícil, só é necessário amar a si próprio e a sua família, portanto, é fácil, basta só querer fazer diferente, querer fazer o natural, querer ser mais saudável!


Venha comigo! Vamos juntos! A saúde da família é prioridade, não é mesmo?


Edson Luiz Pocahi



0 visualização
0