A sofisticada arte de administrar com liderança


Costumo dizer que Administração é a arte e o trabalho duro, de fazer mais e melhor com menos. Tem um pouco de conceito de Economia aí nessa frase, em relação à escassez. Administrar, portanto, requer uma racionalidade na gestão dos recursos disponíveis, sejam esses recursos materiais, financeiros e de pessoal.


Quanto a liderança, a história é diferente. A liderança está intimamente ligada às pessoas. Nem todo gestor é um líder. Mas, todo líder é um gestor, pelo menos de pessoas. E todo grande gestor de pessoas, está muito perto de ser um grande administrador de empresas, afinal, o que são empresas, se não, pessoas com recursos e objetivos em comum.


Mas, liderar hoje em dia está muito complexo, pois estamos vivendo grandes transformações. Temos geralmente no ambiente corporativo, três gerações trabalhando juntas. Três gerações com mentalidades e ambições diferentes. Além disso, cada ser humano é único, possui a sua personalidade, o seu talento, a sua história e os seus objetivos.


Então, o que fazer para ser um líder?


Primeiro, é comunicar bem. A comunicação da empresa e do líder aos seus liderados precisa ser clara e principalmente, honesta. As regras da empresa precisam ser simples e transparentes, das regras de processos às regras para ascensão na carreira. É necessário se importar com as pessoas.


Ter compromisso, ter atitude, ter um propósito claro e em comum. As pessoas que entram em contato com a empresa precisam conhecer aquilo que ela faz e com o que se importa.

Saber liderar é saber que cada pessoa precisa ver um significado no seu trabalho, e o trabalho que ela faz no dia a dia precisa ser visto pela empresa e os seus talentos reconhecidos. O propósito da empresa precisa estar ligado ao propósito do cliente, do funcionário, do acionista, do fornecedor, da sociedade.


No final, todos queremos ser felizes, queremos ter segurança, independência financeira para explorarmos o melhor que está dentro de nós e ajudar outras pessoas para que também possam usufruir desta felicidade, com alegria, beleza e satisfação.


O líder do novo milênio precisa entender isso, que as pessoas são importantes. Não necessariamente tudo o que queremos no parágrafo anterior será alcançado, não é esse o ponto, não há como garantir esse sucesso, mas o que define um líder é a comunicação e o entendimento deste objetivo, é fazer as pessoas entenderem que este é o propósito, e que a empresa é um meio para que a evolução da sociedade aconteça, e quanto mais pessoas estiverem imbuídas com esse sonho, de fazer o mundo um lugar melhor, de que essa empresa é um meio para alcançar os seus objetivos e de deixar a sua marca no mundo, as pessoas seguirão esse líder, não pelo cargo, mas por inspiração.


Portanto, quando eu disse que liderar hoje em dia está mais complexo foi por isso. Não basta ser um grande orador, um grande entusiasta, se a prática ou as ações cotidianas da organização não estiverem em sintonia com esse propósito. Um líder precisa agir de forma correta, não basta o discurso. E a empresa, precisa ser um ambiente de inspiração e experimentação, onde os esforços e recursos são direcionados para a busca de soluções.


Como transformar a sua empresa em uma empresa de líderes? Como engajar os seus funcionários? Que tal começar melhorando a comunicação? Que tal dando bônus por performance ou por uma maior satisfação dos clientes? Que tal abrir os ouvidos para que os funcionários de todos os cargos possam dar ideias de como melhorar o trabalho e a vida dos clientes e da comunidade? Que tal dar chance para que todos possam ter a oportunidade de crescer na empresa e com regras claras do que precisa ser feito? Que tal abrir um espaço para que as pessoas possam falar o que esperam da empresa? Ou onde estão os desperdícios em cada processo? Um líder escuta mais do que fala.


Experimente, tente, construa a sua liderança, não é do dia para a noite, será necessário aprender técnicas, aprender com o passado e com os próprios erros, mas o importante é ser honesto com as pessoas e reconhecer o erro se for necessário, é melhor errar e reconhecer do que ficar paralisado, sem atitude. Crie um time, seja amigo, ouça, importe-se, motive-se e tenha coragem.


Edson Luiz Pocahi

5 visualizações
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Pinterest
  • Instagram

© 2018 by PenseGrande.net           Fone/Whatsapp: (54) 98447 4494

0