A Importância do Capital de Giro para o seu Negócio


Capital de giro é uma expressão da Gestão Financeira que indica o processo ligado à circulação de recursos financeiros (capital) que tem o intuito de fazer a empresa funcionar bem e gerando lucros. É “de giro” pois é um processo cíclico composto de três passos: comprar estoque, produzir e vender.


O recurso financeiro circulante é necessário para financiar o dia a dia da empresa, como pagamentos de produtos e/ou insumos aos fornecedores, empréstimos, pagamentos de impostos e salários.


Por isso a gestão deste capital é tão importante para qualquer empresa. Quando um negócio trabalha com pouco capital de giro, a organização passa a ter maior chance de ficar sem dinheiro para pagar algum compromisso ou de acabar deixando de realizar algum processo importante para o negócio.


Então, como podemos gerenciar melhor o capital de giro do negócio, visando maximizar os resultados?


É um pouco trabalhoso, mas não é difícil. Basta analisar individualmente todas as etapas e subetapas de todos os processos que geram receitas e despesas da empresa. Depois, deve-se definir então o orçamento geral que a empresa deve possuir e qual o capital necessário para que cada processo seja nutrido pela análise feita (distribuição do orçamento).


Além das despesas básicas e compras de matéria-prima, é necessário juntar dinheiro para a renovação de máquinas e equipamentos da empresa. Claro que é recomendável também manter um capital para imprevistos, para algo que não foi previsto no orçamento da organização, acredite, imprevistos acontecem!


Tendo a planilha em mãos e avaliando os faturamentos de cada mês fica mais fácil prever eventuais problemas. A falta de planejamento constante da necessidade de capital de giro é muitas vezes apontada como uma das principais causas de falências de pequenas e médias empresas.


Muitos têm apenas uma noção básica do capital de giro: dinheiro em caixa para pagar as contas do dia a dia da empresa, mas o seu significado vai além disso. É por isso que, primeiramente, é necessário entender o capital de giro em sua essência, realizar o estudo de tudo o que necessita capital, realizar o planejamento e o acompanhamento mês a mês para perceber discrepâncias.


Entendeu a importância do capital de giro? Aplique então esse conhecimento em sua empresa para que ela possa crescer de forma sustentável e vigorosa!


Edson Luiz Pocahi

3 visualizações
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Pinterest
  • Instagram

© 2018 by PenseGrande.net           Fone/Whatsapp: (54) 98447 4494

0