7 Atitudes para o Sucesso em Vendas


O que é preciso fazer para vender mais? Como aumentar a clientela? Como aumentar a fidelidade? Como aumentar o ticket médio? Quais as melhores técnicas de vendas? Perguntas como essas são frequentes, tanto vendedores quanto empreendedores buscam incessantemente essas respostas.


Pensando nisso, compilei as dicas mais quentes no assunto que envolve estratégias para melhor atender, envolver e conquistar. Com isso, você terá melhores condições de planejar e partir para a ação, tudo com uma linguagem simples para não ficar dúvidas, confira:


1 – Tenha flexibilidade

O mundo está cada vez mais complexo e assim sendo, o vendedor do novo milênio precisa estar atualizado com as novidades ao mesmo tempo que precisa ser mais flexível. Não tenha uma opinião formada para tudo, escute o cliente, molde-se às situações e aos comportamentos e personalidades de cada cliente, esta é a chave, o segredo. Tenha diferentes posturas para cada situação. Tente captar aquilo que é importante para cada cliente.


2 - Crie uma relação de confiança com o cliente

Uma vez que você, vendedor, consegue entender a real necessidade do cliente e satisfazê-la, ele terá uma tendência natural de voltar a comprar com você se a experiência foi positiva, isto é, se o produto/serviço não deu problema, ou se deu, se teve o suporte apropriado etc. Ou seja, você vendeu o seu peixe bem e o peixe não estava estragado, naturalmente a confiança vem, ele vai se lembrar de você, ele vai confiar em você. Respeito, transparência e ética, isso cria confiança.


3 – Elabore a sua estratégia

Fazer um planejamento de vendas consiste em conhecer todos os atores de um processo de vendas: sua empresa, seu cliente, seus concorrentes, seu mercado, seu ambiente, seu tempo e seu produto. Saiba os pontos fortes e fracos do seu negócio e do seu produto, entenda a época atual, se há crise, expansão ou mudanças de comportamento, entenda a necessidade dos seus clientes e conheça seus concorrentes diretos e indiretos. Com isso, você terá todo o cenário de vendas arquitetado, o que facilitará a busca pelo cliente certo para o seu produto e como se mover no mercado em busca de novas vendas.


4 - Não subestime o cliente

A época que dava para enrolar o cliente acabou. Na palma das mãos há uma infinidade de informações, o seu cliente está a um clique de consultar feedbacks do seu negócio e do seu produto, assim como, comparar o seu preço com o dos concorrentes. Não jogue sua reputação fora com um atendimento ruim, uma fraude ou enrolação. Notícia ruim se espalha rápido e na internet mais ainda! Lembre-se da transparência e da ética, já falamos nisso e agora vem à tona de novo, e não é por nada, um negócio e um produto de excelência em todos os quesitos é o que o cliente espera de você, nada menos que isso.


5 - Tenha uma estratégia de Marketing

Os setores de Marketing e de Vendas precisam estar em sinergia, trabalhar juntos. Na era atual, no mundo digital, não existe venda sem marketing, porque toda venda precisa englobar um propósito, um motivo, uma solução que tenha alma. E só se consegue isso com uma estratégia de marketing bem definida, com uma linguagem apropriada, com a mensagem certa ao público alvo, mensagem que resuma a empresa, a razão dela existir.


6 – Tenha resiliência

Resiliência é um conceito emprestado da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional. Para um vendedor, a pressão aparece de todos os lados, a palavra "não" é escutada frequentemente. Uma vez que se tenha consciência disto, trabalhar essa habilidade acaba proporcionando "frieza" para pensar. Em negociações difíceis, onde muitos se desesperam, você consegue raciocinar de uma maneira mais tranquila e clara, evitando equívocos e aumentando as suas chances de sucesso.


7 - Seja criativo

Em tempos de mudanças constantes, nada melhor do que a criatividade para chamar a atenção do cliente. Crie estórias, use argumentos que envolvam o consumidor, faça ele imaginar a solução que o seu produto ou serviço traz. Quanto mais ele sentir e prever o real benefício do seu produto, mais ele estará perto da compra. Não esqueça, clientes não compram produtos, eles não querem o seu produto, eles querem uma solução para os seus problemas atuais. Portanto, seja criativo, seja inovador. Crie a solução e a coloque dentro da cabeça do seu público alvo, esse é o desafio.



Acaba aqui esse artigo especial. Agora é hora de você traçar a sua estratégia, pensar a respeito, desenhar o seu plano de ação, criar metas e testar. Aprenda no processo, melhore suas habilidades com o ganho de experiência. Tudo começa com o seu planejamento, não esqueça do seu propósito, do marketing, da ética, da reputação, tudo está conectado. Combine as partes, convide seu público alvo, seus clientes, para ajudar a pensar um negócio que seja revolucionário, um negócio que seja bom para ambos lados. Inove!


Edson Luiz Pocahi

5 visualizações
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Pinterest
  • Instagram

© 2018 by PenseGrande.net           Fone/Whatsapp: (54) 98447 4494

0